A palavra estrutura tem sua origem no latim structura (do verbo struere que significa construir) e com o passar dos séculos, ela foi mudando seu significado para além da arquitetura. “[...] o método estruturalista, em sua concepção moderna e na medida em que promove consequências em todas as Ciências Humanas, tem sua origem nos limites da Matemática e da Linguística. [...] uma referência importante é o Curso de Linguística geral de Saussure, obra resultante das anotações de seus alunos relativas aos cursos que ele proferiu entre 1907 e 1911, e publicada em 1916”. (SALES, 2003 , p. 162).
Referências:
SALES, Léa Silveira. Estruturalismo - história, definições, problemas. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2021.
SILVA. Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. [Unidade IV].
Em relação ao Estruturalismo, leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1:
A palavra estrutura veio do latim struere e está limitada ao campo da arquitetura e engenharia civil.
Alternativa 2:
Em uma concepção moderna, o estruturalismo provocou mudanças restritas ao campo da linguística.
Alternativa 3:
Uma referência bibliográfica importante que marca a fase do estruturalismo moderno é o Curso de Linguística Geral.
Alternativa 4:
O Curso de Linguística Geral, publicado em 1916, é uma compilação de anotações que resgatam a base inicial do estruturalismo.
Alternativa 5:
O Curso de Linguística Geral, obra lançada por Saussure, em 1916, marca a continuidade dos estudos da engenharia e arquitetura.
Explicação:
Penso ser a alternativa 3 ou 4, já que são citadas no enunciado. Não confirmei na 3 pois no texto não diz ser uma referência bibliográfica. E a 4 confirma em maioria no texto.
O Curso de Linguística Geral, publicado em 1916, é uma compilação de anotações que resgatam a base inicial do estruturalismo (Alternativa 4).
Estruturalismo é uma corrente histórica e filosófica que entende que a sociedade é um compilado de estruturas sociais.
Para esta concepção filosófica, a sociedade é formada por estruturas entre classes e poder. Assim, os homens se relacionam na história por meio do poder entre eles.
Tal relação de poder advém de uma perspectiva marxista de que os homens lidam entre si por meio da oposição de classe: senhor x escravo, aluno x sistema educacional, preso x sistema carcerário.
Assim, há opressão e desigualdades quando o poder torna-se coercitivo, manipulável e violento, resultando na ascensão do capitalismo.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/19204700