A palavra "Epidemiologia" vêm da definição: Epi=sobre; demo=população; logos=estudo. Portanto, de um modo resumido poderíamos descrevê-la como estudo de uma população. Uma definição precisa do termo não é fácil, pois sua temática é dinâmica e seu objeto é complexo. De modo geral, a epidemiologia costuma ser apresentada como a consolidação de três áreas de estudos: a clínica, a estatística e a medicina social. (ALMEIDA FILHO e BARRETO, 2011). Com relação as três áreas de estudo da epidemiologia, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): A clínica considera os fatores individuais das pessoas que constituem a população. A estatística estuda os riscos da população através de ferramentas para coleta e análise de dados. A medicina social utiliza ferramentas de análise e coleta de dados para determinar fatores individuais. A clínica valoriza os fatores coletivos da população para determinar as suas necessidades. A estatística oferece assistência aos mais necessitados pela distribuição de fatores coletivos
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta e a letra B.
Explicação:
A clínica desenvolve-se nos séculos XVIII e XIX, através dos saberes do diagnóstico, prognóstico e terapêutica individual os quais poderiam ser extrapolados ao nível de abrangência do coletivo por meio da medicina das epidemias. Baseava-se na observação cuidadosa dos sinais e sintomas dos pacientes internados.
A estatística surgiu no século XVIII como uma ferramenta de “medida do estado moderno” (termo criado por Hermann Conring [1606-1681]) pela quantificação dos cidadãos, exércitos e riquezas. Assim, houve a possibilidade da medida das doenças e de seus efeitos.
A medicina social com foco na saúde como uma questão fundamentalmente política tem início no final do século XVIII por meio de diferentes correntes de intervenção na Europa, contudo o termo foi somente utilizado em 1838 por Guérrin. Na França surge em consequência a revolução de 1789 a medicina urbana, que tem seu foco em sanear os espaços das cidades e o isolamento de regiões consideradas miasmáticas.
Resposta:
V-V-F-F-F;
Explicação: