A palavra contingência remete a algo ou uma situação incerta ou eventual. Contingências são situações (incertas e eventuais) que não necessariamente estão relacionadas ao negócio principal da organização, mas que mesmo assim precisam ser resolvidas. Imagine que em um escritório de advocacia, certo dia, acontece um vazamento de água em um dos banheiros. Um dos funcionários se depara com o vazamento, coloca um balde para reter a água e fecha a porta, deixando um bilhete sobre a mesa de Roberto. Outro funcionário, ao se deparar com o balde que transborda, ajuda com um pano e um rodo e pergunta se Roberto está a par da situação. Em seguida, um terceiro funcionário busca a origem do vazamento e fecha o registro quando as primeiras tentativas não dão conta de resolver o problema, questionando aos colegas do paradeiro de Roberto e certificando-se, assim como os primeiros, de que ele realmente está a par do problema. Porém, somente quando Roberto, responsável pela infraestrutura, chama um encanador no local, a situação parece chegar perto de um final feliz. Por que isso acontece? Vejamos algumas possibilidades: os primeiros funcionários que perceberam o vazamento não sabiam como resolver o problema; não tinham o número do encanador; não sabiam como telefonar para o encanador; gostaram de ver a água correr pelo escritório... Se essas possibilidades não parecem adequadas, então, por que isso acontece? Essa situação tem relação provável com a estrutura desse escritório de advocacia.A Abordagem Contingencial, por sua vez, pressupõe que não existe uma forma única de lidar com uma situação incerta ou eventual, pois o foco da abordagem está em lidar da melhor forma para alcançar os resultados organizacionais planejados. Contudo, a estrutura de uma organização e seu funcionamento, desse modo, são dependentes da sua interface com o ambiente externo, dado que as características ambientais condicionam as características organizacionais, o que influencia, outrossim, seus padrões e processos decisoriais.Analise as asserções seguintes e a relação entre elas.I - O grau de centralização nas empresas que promove retenção do processo decisorial na cúpula da organização era uma forma de administrar muito utilizada anteriormente nas empresas. Hoje o foco e a agilidade no atendimento das necessidades do cliente têm levado muitas organizações a migrar para a descentralização.PORQUEII - O processo decisorial é compartilhado por todos os níveis hierárquicos e tem como principal vantagem maior agilidade, criatividade e autonomia das pessoas dos níveis mais baixos.A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. A) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira. B) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. C) A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa. D) A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira. E) As duas afirmativas são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
33
A alternativa A) é a correta.
Com o crescimento das empresas e as necessidades cada vez maiores dos clientes, um modelo de tomada de decisões descentralizado é importante e agilizar todos os processos da empresa, já que todas as decisões não precisam vir da alta cúpula.
A gestão descentralizada é feita com a criação de mais cargos de liderança dentro das empresas, onde até mesmo os colaboradores dos processos operacionais podem ter algum poder de decisão.
Espero ter ajudado!
Rebeca19Campos:
obrigado
Respondido por
0
Resposta:
A) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa da primeira.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás