A palavra contemporânea significa que é da mesma época. No caso da arte contemporânea, ela é a arte que é de nosso tempo, a arte que se faz hoje em dia. Nesse contexto, explica quando um artista pode ser considerado contemporâneo
Soluções para a tarefa
Resposta: Tendo como principal elemento a utilização de técnicas e equipamentos inovadores e tecnológicos para a criação de obras originais.
Explicação:
A Arte Contemporânea surge como uma revolução na maneira como se faz arte, desde meados do século XX. Entretanto, sua grande característica é a mutação, uma vez que, com o surgimento frequente de novas tecnologias e novas mídias, é praticamente impossível conter sua evolução. Dessa forma, os últimos 70 anos trazem uma infinidade de obras e artistas diferentes, que fazem da arte atual uma das mais complexas dos últimos séculos.
É possível observar algumas características bastante específicas da Arte Contemporânea, principalmente no que diz respeito aos meios de criação das obras. Assim, os principais atributos desse estilo artístico são:
- abandono dos suportes tradicionais;
- liberdade e subjetividade na produção artística;
- influência de uma sociedade permeada pela troca de informações, pelo uso da tecnologia e pelas novas mídias;
- efemeridade das obras;
- mescla de diferentes estilos artísticos e criação de conceitos;
- utilização de materiais diversos na mesma obra;
- fusão entre as obras de arte e a vida cotidiana;
- forte aproximação com a cultura pop;
- questionamentos sobre os conceitos da própria arte;
- criação de obras interativas, nas quais o espectador participa ativamente.