A palavra conhecimento origina-se do latim cognoscere, ato de conhecer e, em português, temos os derivados cognoscente, atribuído ao sujeito que conhece, e cognoscível, o que é passível de ser conhecido. O estar no mundo apresenta para o homem, sujeito cognoscente, o desafio de conhecer a realidade e tudo que o cerca (objetos de conhecimento), apresentando-se diferentes formas de apreender/perceber o real e construir o conhecimento. Isso posto, analise o que segue.
I. A passagem do senso comum à consciência filosófica depende do questionamento e da reflexão sistemática e radical/profunda sobre o mundo e o que nele se apresenta.
II. O conhecimento filosófico é racional, funda-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Ele é sistemático, mas não experimental; vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade, embora tenhamos claro que ela não é absoluta, dependendo do sujeito cognoscente.
III. A prática docente deve ter por objetivo, principalmente, a reprodução do conhecimento adquirido no decorrer do tempo.
IV. A atuação docente que pode contribuir para a transformação social e política e para a emancipação dos alunos pressupõe que o professor tenha superado o senso comum.
Assinale a alternativa que registra a(s) afirmativa(s) correta(s).
Escolha uma:
a. III e IV.
b. Somente II.
c. I e III.
d. I, II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
a B com certeza acabei de fazer
.
.
gabhugolima199p5jvt2:
sua resposta esta incorreta
Respondido por
2
Resposta:
resposta certa e letra D
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás