A paciente M.A.R., 71 anos, portadora de problemas cardíacos e hipertensão arterial sistêmica, foi a uma drogaria comprarmedicamentos prescritos por seu médico. Posteriormente, sua vizinha, que tinha as mesmas doenças, lhe cedeu maisalguns medicamentos, além dos que M.A.R. estava tomando. Após alguns dias, M.A.R. notou modificações na diurese eproblemas gastrointestinais. Retornou ao seu médico, que suspendeu os medicamentos sugeridos pela vizinha e, além desolicitar exames laboratoriais para avaliar a função renal, reforçou a necessidade de a paciente seguir adequadamente aprescrição e de pedir orientações ao farmacêutico da drogaria sobre a ingestão e aquisição de medicamentos genéricos.a) Explique uma alteração farmacocinética que ocorreu em M.A. R. b) Aponte uma conseqüência da polifarmacoterapia em pacientes idosos como M.A.R. c) Indique uma estratégia que pode ser adotada para minimizar a problemática da automedicação em idosos.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
a)
Podemos afirmar que a alteração farmacocinética ocorrida foi a diminuição da eliminação renal da substância/droga.
Essa mudança ocorre devido à um processo de declínio relacionado à idade da taxa de filtração glomerular e da função tubular, dessa forma pode ocorrer um quadro de excreção diminuída em pacientes idosos.
b)
Em relação a polifarmacoterapia, ou seja, utilização de múltiplos fármacos podemos afirmar as seguintes consequências:
- reações adversas e interações medicamentosas em número elevado;
- aumento da frequência e da permanência das hospitalizações.
c)
Uma das estratégias para contenção da automedicação em idosos é a promoção de atividades com teor educativo, desenvolvidas por meio de programas específicos.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas interessantes