História, perguntado por ricardoop8627, 10 meses atrás

A outorga da Constituição de 1824 não foi bem aceita pela população brasileira, motivando-a a organizar movimentos separatistas, entre eles, a Confederação do Equador. Assinale a alternativa correta. *
1 ponto
Entre os objetivos do movimento, estavam a permanência da escravidão e a extensão da autoridade da Confederação a todo o Brasil
Esse movimento visou à separação do Brasil por causa da possibilidade de D. Pedro I nomear os presidentes das províncias.
A consequência do movimento foi a criação de um Estado independente do Brasil, que deu origem a um novo país chamado Equador.
O movimento teve Frei Caneca como uma de suas lideranças. Ele foi condenado à morte, porém ele acabou não sendo executado e foi perdoado posteriormente.

Soluções para a tarefa

Respondido por mspiccoli5
1

Resposta:

Resp: Esse movimento visou à separação do Brasil por causa da possibilidade de D. Pedro I nomear os presidentes das províncias.

Explicação:

A constituição de 1824 assegura que o imperador poderia escolher os presidentes das provincias (eram governadores mas na época eram chamados de presidentes).

Um dos motivos da Confederação do Equador foi a escolhe de um presidente que não era do agrado da província e também o poder que a constituição dava para Dom Pedro I.

Perguntas interessantes