A osmorregulação é um mecanismo de controle das taxas de água e de sais, visando à manutenção da homeostase. Em organismos unicelulares de água doce, a osmorregulação é realizada por uma organela específica; já em organismos vertebrados, essa função é desempenhada, principalmente, pelos rins. Nos peixes ósseos, por exemplo, esse órgão atua de forma diferente em ambientes marinhos e de água doce.
Observe nos gráficos a concentração de sais, em mg/L, no sangue e na urina de dois grupos de peixes ósseos, A e B, que vivem em ambientes distintos: Indique a organela específica responsável pela osmorregulação em organismos unicelulares de água doce.
Soluções para a tarefa
- Organela específica responsável:
A organela responsável pela osmorregulação em organismos unicelulares de água doce, vulgarmente conhecidos como “protozoários”, é o vacúolo pulsátil ou contrátil. Também chamados de vacúolos pulsáteis, estes vacúolos estão presentes em seres como protozoários de água doce. Por possuírem o citoplasma hipertônico em relação ao meioexterno, a água entra continuamente em suas células por osmose. As células destesprotozoários não estouram graças aos vacúolos contráteis, que dispõem de um mecanismoque acumula e elimina a água em excesso. Já protozoários de água marinha não necessitamdeste tipo de mecanismo uma vez que o citoplasma de suas células épraticamente isotônico em relação à água do mar.
O grupo B vive no ambiente marinho. A concentração de sais na água do mar é maior que no interior do peixe, de modo que a água sai para o exterior a fim de igualar as concentrações. Com a perda de água, ocorre um excesso de sais no organismo e a urina do peixe fica mais concentrada.
+ Conhecimento sobre osmorregulação:
https://brainly.com.br/tarefa/30339527
https://brainly.com.br/tarefa/46321099