A
os jesuitas, desde a chegada ao Brasil, valorizaram de tal modo os costumes e crenças indígenas que não acreditaram ser necessário um trabalho de cate
B
os colonizadores portugueses não valorizaram a cultura indígena, mas os padres jesuitas constituíram as 'missões ou aldeamentos como forma de manter a cultura dos
nativos
C)
os portugueses promoveram as culturas dos povos nativos e a cultura africana, pois a valorização das culturas indigena e afrhana diminuía as pressões da escravidão.
D
os colonizadores e os jesuítas instituíram a religião católica como uma das formas de impor a cultura europeia sobre as culturas indigenas e africanas, pois estas não eram
consideradas culturas e sim subculturas
Ε.
os portugueses promoveram a cultura indígena em contraposição à cultura africana, que era desprezada pelos colonizadores
Soluções para a tarefa
B) Os colonizadores portugueses não valorizaram a cultura indígena, mas os padres jesuitas constituíram as "missões ou aldeamentos" como forma de manter a cultura dos nativos.
Explicação
Os primeiros anos da colonização efetiva do Brasil, a partir de 1530, expuseram conflitos entre a Igreja e os colonos portugueses. Os colonos queriam escravizar os índios para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar, enquanto os religiosos aproximaram-se deles para catequizá-los. Os índios eram vistos como seres inferiores, que necessitavam da conversão ao catolicismo para que suas almas não fossem condenadas. Por isso, as práticas religiosas realizadas pelas tribos antes da chegada dos portugueses foram abolidas pelos padres jesuítas.
Percebendo que os colonos não cessariam de persegui-los até conseguirem capturá-los para o trabalho nas lavouras de açúcar, os padres jesuítas fugiram com os índios para o interior do Brasil, principalmente para as terras mais ao sul e ao norte da colônia. Surgiam assim as missões jesuítas, que protegiam os índios da perseguição dos portugueses e nas quais eram ensinados a doutrina católica e o preparo da terra para a plantação dos alimentos a serem consumidos nelas.
A escravidão indígena foi a primeira tentativa da Coroa portuguesa de explorar a mão de obra no Brasil. Os portugueses encontraram inúmeras dificuldades em capturar indígenas para esse fim. Além destes conhecerem muito bem o território, os padres jesuítas tornaram-se empecilhos para a escravidão, porque defendiam os índios para serem catequizados.
Os padres jesuítas tiveram papel importante na cristianização dos colonos e na catequização dos índios. O Padre José de Anchieta aprendeu a língua tupi-guarani e foi o primeiro a fazer um dicionário sobre ela. Ele se utilizava de poesias e apresentações teatrais para evangelizar os índios.