A origem dos seres vivos no planeta é um dos temas mais intrigantes da ciência. Diversos pesquisadores tentaram explicar o fenômeno ao longo da nossa história, alguns com teorias falhas e facilmente refutadas e outros com teorias mais conscientes. Duas teorias bastante conhecidas que tentam explicar a origem dos seres vivos: a teoria da abiogênese e a teoria da biogênese. Sobre elas: Redi, Spallanzani e Needham defendiam, respectivamente, a: * Biogênese, biogênese e abiogênese. Abiogênese, abiogênese e biogênese. Biogênese, abiogênese e biogênese. Abiogênese, abiogênese e abiogênese. Biogênese, biogênese e biogênese.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao longo dos séculos muitos cientistas buscavam explicar o surgimento da vida, entretanto havia inúmeras divergências sobre como se deu esse processo. Desso modo, podemos afirmar que haviam duas correntes de pensamento: abiogênese e biogênese.
Abiogênese
Teoria em que se defende que a vida surge a partir da matéria bruta e de forma espontânea. Além disso, era necessário um princípio ativo/força vital que favorecesse esse "aparecimento" de vida.
Dentre os exemplos que eram apresentados para comprovar essa teoria estava a "receita" para o surgimento de ratos:
farrapos de camisas + migalhas de pão + 20 dias = ratos.
Dentre os defensores dessa ideia, podemos citar John Needham que realizou o experimento com caldos nutritivos:
Needham ferveu um caldo nutritivo e o fechou, passado alguns dias ele notou a presença de microorganismos, portanto, concluiu que esses organismos surgiram a partir da geração espontânea.
Biogênese
Teoria que afirma que todo ser vivo é originado a partir de outro ser vivo, logo, uma espécie surge a partir de outro ser vivo pré-existente.
Um grande representante dessa teoria é o Conde Buffon que influenciou as pesquisas de Charles Darwin.
Dentre os experimentos realizados para comprovar essa teoria, podemos citar:
→ Experimento de Francesco Redi: experimento de frascos com carne. Ao colocar pedaços e carnes em frascos com diferentes configurações, foi obtido que frascos:
abertos: presença de larvas;
com gaze: presença de larvas em cima;
fechado: sem larvas.
Esse experimento mostra que as larvas que surgiram na carne vieram das moscas que entraram em contato com a matéria do experimento, fortalecendo assim a teoria da biogênese.
→ Lazzaro Spallanzani: Lazzaro refez o experimento de Needham e afirmou que ele não havia fervido o caldo o suficiente. Sendo assim, Spallanzini ferveu novamente o caldo e o tampou e depois de alguns dias não encontrou a presença de organismos.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possível afirmar que Redi, Spallanzani e Needham defendiam, respectivamente: biogênese, biogênese e abiogênese. Sendo assim, a alternativa "A" está correta.