A origem dos nomes dos continentes
Soluções para a tarefa
ÁFRICA: é de origem grega, também, que foi traduzido para o latim e que significa "lugar ensolarado", "sem frio". Os gregos também chamavam o continente africano de Lybia.
AMÉRICA: seu nome surgiu em homenagem ao navegador italiano Américo Vespúcio, que descreveu a região como um Novo Mundo e não, a Ásia, como acreditava Cristóvão Colombo.
ANTÁRTIDA ou ANTÁRTICA: podemos utilizar as duas formas, pois ambas estão corretas. A palavra significa o contrário de ártico (norte). E, ainda, Antártica é sinônimo de Pólo Sul, do grego antárktikós e do latim antarticu.
A palavra Antártica deriva do grego “antarktike”, que literalmente significa “oposto ao norte”. O continente, é claro, abriga os pontos mais extremos ao sul de nosso planeta e acredita-se que o cartógrafo escocês John George Bartholomew foi a primeira pessoa a utilizar tal termo para se referir ao continente gelado
ÁSIA: os europeus comumente se referem ao continente como Ásia Menor e Ásia Maior. Acredita-se que essa divisão tenha origem na palavra fenícia “asu” que significaria leste, e que no vocabulário acadiano significa “subir, ascender”. Portanto, aqui temos a possível origem da comum denominação do continente asiático, conhecido como a “terra do sol nascente”.
EUROPA: o continente europeu recebeu esse nome em referência a uma das amantes preferidas de Zeus, como aponta a mitologia grega.
OCEANIA: palavra também de origem grega. Na mitologia grega, Oceano corresponde ao imenso rio que corre ao redor da Grécia.