A origem do rio Amazonas
Há muitos anos a Lua era noiva do Sol, que com ela queria se casar, mas, se isso acontecesse, se chegassem a se casar, destruir-se-ia o mundo. O amor ardente do Sol queimaria o mundo e a Lua com as suas lágrimas inundaria toda a Terra. Por isso não puderam se casar. A Lua apagaria o fogo; o Sol evaporaria a água.
Separaram-se, então, a Lua para um lado e o Sol para o outro. Separaram-se. A Lua chorou todo o dia e toda a noite; foi então que as lágrimas correram por cima da Terra até o mar. O mar embraveceu e por isso não pode a Lua misturar as lágrimas com as águas do mar, que meio ano corre para cima, meio ano para baixo.
Foram as lágrimas da Lua que deram origem ao nosso rio Amazonas.
LISBOA, H. Literatura oral para a infância e a Juventude: lendas, contos e tabulas populares no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2002 .
A lenda da formação do rio Amazonas, segundo tradição indigena, consiste em uma recriação mágica que procura
A explicar os recursos naturais em sua grandeza.
B questionar a direçâo do fluxo das águas.
C relatar a história da evoluçato da Terra.
D encontrar a origem do dia e da noite.
#ProvaENCCEJA2017
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa adequada é a A, pois a lenda é considerada uma narrativa de caráter fantástico em que um fato histórico pode ser explicado de um ponto de vista que demonstre sua grandeza. Assim, a lenda da formação do Rio Amazonas tenta explicar os recursos naturais por meio de um caráter poético e maravilhoso.
É comum da comunidade indígena utilizar de lendas e mitos para a explicação de fenômenos naturais. Cada tribo, em relação a sua região, possui uma forma particular de explicação desses fenômenos.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/28991576
Anexos:
Perguntas interessantes