A origem do capitalismo remonta a um longo processo de transformações sociais iniciado em fins da Idade Média, principalmente com a expansão comercial marítima e o renascimento urbano, que passou a ser hegemônico na Europa Ocidental apenas em fins do século XVIII e início do XIX. Sobre as características do desenvolvimento capitalista neste período, indique qual das alternativas sobre o tema, expostas abaixo, Assinale com um X o que estiver correto:
a)( )Nos séculos finais da Idade Média houve uma transformação no caráter autossuficiente das propriedades feudais, em que as terras começaram a ser arrendadas e a mão de obra começou a ser remunerada com um salário.
b)( )A burguesia medieval implantou uma nova configuração à economia europeia, na qual a busca pelo lucro e a circulação de bens a serem comercializados em diferentes regiões ganharam maior espaço.
c)( )Além de possibilitar uma impressionante acumulação de riquezas, o capitalismo mercantil criou uma economia de aspecto monopolista, na qual as potências econômicas se recusavam a realizar acordos, implantavam tarifas e promoviam guerras com o objetivo de manter seus domínios comerciais.
d)( )A prática comercial experimentada imprimiu uma nova lógica econômica em que o comerciante substituiu o valor de uso das mercadorias pelo seu valor de troca.
e)( )A experiência da Revolução Industrial imprimiu um novo ritmo de progresso tecnológico e integração da economia em que percebemos as feições mais próximas da economia experimentada no mundo contemporâneo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a:correta, as terras foram arrendadas pela atual nobreza junto a igreja
b:correta, demostra o inicio da transição feudo capitalismo.
c:errada, as potencias não se negavam a realizar acordos.
d:errada, ocorreu o contrario a isso
e:correta, implantação do ritmo industrial a uma sociedade pós feudal.
Explicação:
As alternativas corretas sobre o capitalismo são as Letras A, B, E.
Discutindo questões sobre o Capitalismo.
Nas alternativas acima, temos que:
A alternativa A está correta, pois de fato as terras começaram a ser arrendadas pela nobreza, em conjunto com o clero.
A alternativa B está correta, pois esse sistema de lucros e circulação de bens nos diferentes espaços marcou uma transição entre o feudo capitalismo.
A alternativa C está incorreta pois as potências econômicas não se recusavam a realizar os acordos, pelo contrário, os acordos serviam para aumentar ainda mais os lucros, a partir das trocas.
A alternativa D está incorreta pois o comerciante não substituía o valor de uso das mercadorias pelo seu valor de troca, e sim o contrário: era o seu valor de troca que substituía o valor de uso de mercadorias.
A alternativa E está correta, pois o ritmo industrial permitiu que houvesse um progresso tecnológico, moldando uma sociedade pós feudal.
Para saber mais sobre o capitalismo clique em:
https://brainly.com.br/tarefa/2001596
Bons estudos!