ENEM, perguntado por giuliaquadros7541, 1 ano atrás

A origem de organismos patogênicos em esgotos é predominantemente humana, refletindo diretamente o nível de saúde da população e as condições de saneamento básico de cada região, também pode ser de procedência animal, cujos dejetos são lançados em redes coletores, como fezes de cães e gatos, ou então pela presença de animais na rede de esgoto como roedores (VON SPERLING, 2005). (Fonte: VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas a ao tratamento de esgotos. 3. ed. Belo Horizonte, 2005, 462 pp. Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental. Universidade Federal de Minas Gerais). Sobre os organismos patogênicos e os indicadores de contaminação, analise as afirmativas seguintes. I. Os organismos patogênicos podem ser encontrados vírus, bactérias, helmintos, protozoários nos esgotos domésticos, e a quantidade de patógenos presentes no esgoto de uma determinada localidade é bastante variável e depende de alguns fatores, como: condições sanitárias, região geográfica etc. II. O grupo dos coliformes totais constitui-se de um grande grupo de bactérias que têm sido isoladas de amostras de águas e solos poluídos e não poluídos, bem como de fezes de seres humanos e animais de sangue quente. III. Os organismos menos comumente encontrados nos esgotos são as bactérias do grupo coliforme, que são os coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli. IV. A Escherichia coli é a principal bactéria encontrada em águas naturais e nas águas potáveis, as quais receberam tratamento sanitário.

Soluções para a tarefa

Respondido por anahelton10
0
Olá!


A alternativa CORRETA para a questão apresentada é a I e II.


Os Coliformes Fecais, atualmente conhecidos como Coliformes Termotolerantes consistem em bactérias que são encontradas na sua maioria no sistema digestivo dos seres humanos e também de animais que possuem sangue quente.


As espécies de bactérias que estão presentes nos coliformes fecais são Escherichia, Enterobacter e Kleibisiella sendo as duas últimas de origem não fecal. 


A Escherichia, por sua vez, é encontrada no intestino de organismos variados podendo ser desintegrada com processos básicos de limpeza que utilizem formol ou solução de ranger, por exemplo.


A presença de organismos como os cloriformes fecais é um dos principais indicadores da qualidade sanitária da água utilizada representando falhas em seu tratamento que pode indicar a possibilidade de ocorrerem problemas de saúde para a população que a consome.



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila
Perguntas interessantes