A origem da Qualidade Total remonta a década de 1950, desencadeando o conceito do que viria a tornar-se duas correntes similares, porém diferenciadas, do TQC ( Total Quality Control):
- a visão japonesa, conhecida como CWQC (Company-wide Quality Control – Controle da Qualidade por Toda a Empresa ou Controle de Qualidade Amplo Empresarial)
- visão norte-americana do TQC, estabelecida principalmente por Feigenbaun. (CARVALHO, M.M.; PALADINI, E.P.; Gestão da Qualidade, Teorias e Casos. 2ª ed., São Paulo, Campus, 2012)
A visão norte-americana apresenta características como:
I - Um maior envolvimento e comprometimento dos funcionários nas atividades de gestão da qualidade.
II - A maior preocupação é com a detecção dos problemas e segregação dos produtos com defeitos.
III - A liderança do processo, conduzido pela alta direção da empresa.
IV - O TQC é definindo como um sistema eficaz para integrar a manutenção da qualidade e os esforços de melhorias da qualidade dos vários grupos na organização, de modo a possibilitar a produção em níveis mais econômicos, permitindo alcançar a completa satisfação dos clientes.
V - O TQC deve ser conduzido por especialistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A visão norte-americana do TQC prioriza os métodos e técnicas relativas à qualidade, enquanto a visão japonesa está mais voltada para um maior envolvimento e comprometimento dos funcionários na gestão da qualidade.
Nos EUA há uma preocupação em identificar os possíveis problemas e separação de produtos defeituosos, enquanto no Japão as organizações conseguem prever e evitar problemas e a liderança é conduzida pela alta direção da empresa.
Ressalta-se ainda que, ao contrário da visão japonesa, a visão norte-americana prioriza a atuação dos especialistas.
Logo, as afirmativas corretas são II, IV e V.
Perguntas interessantes