Química, perguntado por alineduartehono, 1 ano atrás

A origem da palavra droga não está ainda bem esclarecida. Alguns consideram provável que esteja relacionada com a palavra alemã trocken que significa secar, visto as drogas de origem vegetal ou animal se apresentarem quase que exclusivamente no estado seco. Outros acreditam que a palavra droga derive do holandês droog que significa seco, através do francês drogue. PHARMACON que significa droga, medicamento, e GNOSIS conhecimento. Ou seja, o estudo e o conhecimento das drogas: vale dizer - a história, a produção, a comercialização, o uso, a identificação, o isolamento dos princípios ativos das drogas, sua conservação e, finalmente, o seu armazenamento. A pesquisa de novas plantas medicinais busca o isolamento de seus princípios ativos bem como o extrato vegetal. Chama-se droga, em Farmacognosia, a todo vegetal ou animal ou, ainda, a uma parte ou órgão destes seres ou produtos derivados diretamente deles e que, após sofrerem processos de coleta, preparo e conservação, possuam composição e propriedades tais, que possibilitem o seu uso como forma bruta de medicamento ou como necessidade farmacêutica. Droga é, pois, matéria sem vida que sofreu alguma transformação para servir de base para medicamento."

Fonte: http://www.farmaceuticacuriosa.com/2015/12/farmacognosia-conceito-farmacognostico.html Acesso em: 21 nov. 2017

Assinale a alternativa correta sobre farmacognosia.

Escolha uma:
a.
A utilização dos frutos verdes, plenamente desenvolvidos de papoula (Papaver somniferum L.) exsudará um látex que, em contato com o ar se solidificará. Este exsudato raspado das cápsulas, reunido e moldado em forma de pães após processo de secagem vai constituir o pão de ópio e não é considerado uma “droga” na farmacognosia.

b.
As folhas de Eucalipto, Eucalyptus globulus Labillardiere, utilizadas no tratamento de moléstias do aparelho respiratório, coletadas simplesmente do vegetal não constituem droga.

c.
“Drogas” derivadas são produtos derivados apenas de plantas, obtidos diretamente, isto é, sem utilização de processo extrativo delicado.

d.
A utilização das uvas rosadas, pertencente à espécie Vitis vinifera L. submetidos ao processo de secagem, transformando-os em uva passa, apresenta uso medicinal.

e.
O estramônio, a beladona, meimendro e a trombeteira não são consideradas “drogas”, em virtude de possuírem alcalóides

Soluções para a tarefa

Respondido por MarciaAguilar
38

Olá!


Alternativa a: errada. Dado que os frutos verdes da papoula sofreram transformação - primeiro como látex que reage com o oxigênio, depois pela secagem, para se transformar em pão de ópio - é possível considerar uma “droga” na farmacognosia.


Alternativa b: correta. As folhas de Eucalipto coletadas simplesmente do vegetal não constituem droga, pois não sofreram transformação (preparo ou conservação) para serem usadas como medicamento. [De acordo com o texto dado no enunciado, “droga é matéria que sofreu alguma transformação para servir de base para medicamento”].


Alternativa c: errada. As drogas não são produtos derivados apenas de plantas, mas sim de “vegetal ou animal ou, ainda, a uma parte ou órgão destes seres”.


Alternativa d: errada. As uvas rosadas submetidas à secagem não se caracterizam como droga, pois a uva passa resultante do processo não apresenta uso medicinal.


Alternativa e: errada. Os alcaloides, usados como anestésicos e analgésicos, são derivados de compostos orgânicos nitrogenados oriundos de plantas. Além do uso medicinal, também podem estar na constituição das drogas, portanto está incorreta a relação entre "possuir alcalóides" e "não ser droga".


Assim, a alternativa correta sobre farmacognosia é a B.


Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes