A origem da Libras confunde-se com o início da educação de surdos no Brasil. Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo.
I. O atendimento escolar especial aos surdos no Brasil teve início em 1857, com a criação por Dom Pedro II do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, voltado à educação literária e ensino profissionalizante de meninos com idade entre 7 e 14 anos. Esta escola, que funcionava em regime de internato para meninos surdos brasileiros, favoreceu a criação da Língua Brasileira de Sinais.
Porque
II. Para a criação do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, veio da França o professor surdo Ernest Huet, usuário da Língua de Sinais Francesa (LSF), o que possibilitou o contato dessa língua, com os sinais utilizados pelos estudantes surdos brasileiros e, desta mescla de sinais, teve origem a Língua Brasileira de Sinais - Libras.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
Alternativa 3:
A asserção I é verdadeira, mas a II é falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é falsa, mas a II é verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Olá!
O surgimento da Lingua Brasileira de Sinais é decorrente da mescla entre os sinais representados pelos surdos brasileiros no século XIX, alinhado à vinda de Huet ao Brasil (por um convite de Dom Pedro II), para que ensinasse a lingua de sinais francesa aos meninos surdos daqui.
Dessa forma, a Libras é criada, com fortes influências francesas, permitindo uma nova modalidade de comunicação à comunidade surda, sendo oficialmente oficializada em 1996 com a Lei de Libras.
Resposta, Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta para a I
Perguntas interessantes
Português,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás