A origem da governança corporativa se deu quando as organizações deixaram gradativamente de ser familiares e migraram para um modelo de participações acionárias ou de cotas, o que levou a uma separação cada vez mais acentuada entre quem detinha a propriedade das organizações e quem, de fato, fazia sua gestão. Nesse contexto, diferentes interesses, muitas vezes conflitantes, entre sócios, acionistas majoritários e minoritários, gestores estratégicos e os próprios rumos adequados que a empresa deveria tomar, levaram ao desenvolvimento do conceito de governança corporativa. Os benefícios da governança corporativa, quando corretamente empregada nas empresas, são inúmeros.
Disponível em: . Acesso em: 25 dez. 2018.
Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
Porque
II. O campo econômico abrange as atividades que visam produzir impactos positivos direta ou indiretamente na empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
Alternativa 2.
I) Na prática, a Governança Corporativa pode ser compreendida como um conjunto de regras que guiam os rumos da empresa. Neste sentido, a Governança Corporativa tem o objetivo de perpetuar a imagem da empresa. A perpetuação da imagem da organização acontece com ações que sejam capazes de gerar boa reputação, como a Responsabilidade Social.
II) Na verdade, o campo econômico oferece benefícios para as empresas (produção e venda de bens de consumo) e malefícios para a sociedade, como a poluição e os desastres ambientais (como foi o caso de Brumadinho-MG). Desta forma, não podemos considerar somente os benefícios desta relação.
Tente outra vez!
Resposta:
Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
O item II vem primeiro na ordem das páginas. Este item trata de um novo modelo criado devido à má interpretação da pirâmide que trata das 4 responsabilidades sociais corporativas. Assim o item II trata do “campo econômico” e sua visão de maxilização do lucro.
Já o item I fala “das boas práticas da Governança corporativa” e o alinhamento dos interesses econômicos com princípios morais socialmente aceitos.
I. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
VERDADEIRO, vide p. 153 do livro. “As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos (transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa) em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum (IBGC, 2019, on-line)¹.”
Porque
II. O campo econômico abrange as atividades que visam produzir impactos positivos direta ou indiretamente na empresa.
VERDADEIRO, vide p. 151 do livro. “O campo econômico abrange as atividades que visam à produção de impactos positivos, direta ou indiretamente na empresa, por exemplo, a maximização dos lucros.”