Filosofia, perguntado por 00001096423777sp, 8 meses atrás

A origem da Filosofia – Introdução
Porque estou aqui?
Estou sonhando?
O que é bom e o que é ruim?
Como o mundo começou?
Existe um Deus?
Quem pode dizer o que é a beleza?
Qual é o sentido da vida?
Atividade 1: Responda a estas questões que estão no interior da Filosofia e descubra como algumas pessoas passam a vida tentando encontrar as respostas.
Comentário: Se você já fez uma ou mais dessas perguntas, está a caminho de se tornar um Filósofo. Filósofo é aquele que pensa sobre o mundo e se questiona sobre ele. Apesar de todos nós nos indagarmos sobre o desconhecido, algumas pessoas o exploram com mais determinação que outras. Na verdade, essas pessoas, chamadas grandes filósofos, desafiam e modificam o jeito de pensarmos. Por isso nos lembramos delas.
Então, o que é Filosofia?
É bastante raro os filósofos concordarem sobre isso, mas é possível descrever linhas gerais. A Filosofia começou com o estranhamento em relação ao mundo: quando não tomamos mais as coisas como certas. Questionamos como as coisas são. A Filosofia explora o que não sabemos. Quando encontramos as respostas, a Filosofia se torna uma ciência. A ciência trata do que conhecemos e de como conhecemos. A diferença entre ciência e Filosofia é que a Filosofia sugere ideias sobre o que não é conhecido. Com o passar do tempo sempre aparecem novas questões.
Quando tudo começou? Podemos dizer que as pessoas sempre se perguntam sobre o mundo em que vivem. É provável que tenham existido grandes filósofos dos quais nada sabemos, porque suas ideias nunca foram registradas. Toda sociedade tem seus próprios filósofos, cujas idéias refletem a cultura a que pertencem. Seus sentimentos levaram a diferentes tradições de Filosofia, como a “oriental”, a “ocidental” ou a “africana”. Aqui iremos estudar a historia da Filosofia ocidental desenvolvida na Europa nos últimos 2500 anos.
Para que serve a Filosofia?
Física, Química, Biologia e até Matemática já fizeram parte da Filosofia. Mas, com o avanço da tecnologia, a Filosofia e a ciência se separaram. Então, para que serve a Filosofia hoje? Atualmente os filósofos são muito mais procurados por serem preparados para pensar claramente sobre problemas. É comum jornais e outros meios de comunicação perguntarem a opinião de filósofos sobre temas atuais. Até governos, hospitais, museus e arquitetos pedem seus conselhos e pareceres. Muitos filósofos trabalham em universidades. Eles ensinam aos jovens como pensar e argumentar claramente estudando outros filósofos.
Atividade 2: A partir de sua experiência e à luz de algumas considerações acima, escreva um texto (20 a 30 linhas) sobre suas experiências e pensamentos acerca de idéias e atitudes referentes à Filosofia.
por favor mim ajudar

Soluções para a tarefa

Respondido por tsume740
3

Resposta:

Meus pensamentos são resultados de minha vida, das minhas escolhas, mas principalmente das minhas reflexões, é impossível afirmamos que a filosofia não está presente, questionamentos que nós fazemos todos os dias, com o intuito de saber, buscar entender, compreender, a filosofia é muito mais que uma matéria escolar, é um ensinamento de vida, a vida foi dada para nós, usufluir dela é o que fazemos, os pensamentos que hoje circulam pelo mundo todo tem como base a filosofia, embora muitas pessoas tratam a filosofia própria como a correta, porém existe a filosofia individual e coletiva, aquela filosofia individual é aquela que você mesmo tem, para você e talvez para o mundo em que você vive, a coletiva pode se citar a ética, que é um tipo de filosofia posta na sociedade que é dada como "correta" moralmente falando, e isso surgiu com base nas reflexões da humanidade, que se dispôs a se unir e viver em sociedade cada dia, trabalhando juntos, assim alcançando a felicidade juntos, a filosofia é pensar, e pensar é a única coisa que não podemos ser obrigados a parar, sendo assim, o mundo inteiro que nos relacionamos estão aqui, alguns ignorantes, outros religiosos e outros racionais, a diferença faz estão para ser enxergadas e discutidas, devemos estar dispostos a argumentar pelo aquilo que acreditamos, sendo assim da forma mais proveitosa possível.

Perguntas interessantes