A orientação dialógica é naturalmente um fenômeno próprio a todo discurso. Trata-se da orientação natural de qualquer discurso vivo. Em todos os seus caminhos até o objeto, em todas as direções, o discurso se encontra com o discurso de outrem e não se pode deixar de participar, com ele, de uma interação viva e tensa. Apenas o Adão mítico que chegou com a primeira palavra num mundo virgem, ainda não desacreditado, somente este Adão podia realmente evitar por completo esta mútua orientação dialógica od discurso alheio para o objeto. Para o discurso humano, concreto e histórico, isso não é possível: só em certa medida e convencionalmente é que pode dela se afastar.
BAKTHIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 88.
Tomando como base a questão 22, por que Bakhtin usa a figura de “adão” como metáfora para abordar a característica intrinsecamente dialógica da linguagem?
a- Por que Adão dava ordens, não precisava responder a ninguém.
b-Por que Adão não tinha ninguém com quem conversar.
c-Por que Adão não emitia enunciados.
d-Por que Adão, num primeiro momento, teria proferido discursos que não eram resposta a outros.
e-Por que Adão era autônomo para criar seus próprios enunciados.
Soluções para a tarefa
A alternativa C está correta.
O autor utiliza o Adão mítico para apresentar o início da possível (ou não) comunicação entre os indivíduos.
Atualmente a comunicação de massa são as ferramentas utilizadas pela indústria cultural para interagir com a população através dos recursos midiáticos e de informação.
A relação do desenvolvimento tecnológico com o processo de expansão mundial. A indústria cultural está ligada com a subjetividade e a forma que os indivíduos recebem determinada informação e até mesmo a produção em larga escala configurada no mundo atual, que é cada vez mais dinâmica, e, necessita de um alto poder de compra e venda dos indivíduos para se estabelecer.
Resposta:
Por que Adão, num primeiro momento, teria proferido discursos que não eram resposta a outros.
Explicação: