História, perguntado por war1fs235, 1 ano atrás

A organização sindical, foi uma das formas em que a classe operária se constituiu e ainda, se constitue, para discussão sobre os impasses ligados às relações no mundo do trabalho. Até hoje os sindicatos – típicas organizações da classe trabalhadora – influenciam nas decisões da legislação trabalhista, das conquistas dos trabalhadores e do intermédio das relações entre empregador e empregado. Diante do papel da classe operária nas origens do mundo urbano, assinale a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: A ausência de greves na Inglaterra do Século XIX demonstra a fragilidade sindical. Alternativa 2: A organização sindical foi uma das formas em que a classe operária se constituiu (e se constitui) em sociedade. Alternativa 3: Os sindicatos, exemplos de resistência do empresariado, ainda não resultaram em medidas positivas para a classe trabalhadora. Alternativa 4: Nas origens da sociedade urbana, a classe operária aceitou com tranquilidade as medidas tomadas pelos proprietários das indústrias. Alternativa 5: Os sindicatos pouco representavam as classes operárias da época, pois mais atrapalhavam do que ajudavam na intermediação de crises entre os empresários e os trabalhadores.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1

Alternativa 2.

Alternativa 1: A ausência de greves na Inglaterra do Século XIX demonstra a fragilidade sindical.

Falso. O século XIX já apresentava algumas greves, mas não haviam ainda instituições sindicais de relevância.

Alternativa 2: A organização sindical foi uma das formas em que a classe operária se constituiu (e se constitui) em sociedade.

Correto. Se formos pensar em termos de classe, de fato, a classe operária é representada, ao longo da história, pelos sindicatos.

Alternativa 3: Os sindicatos, exemplos de resistência do empresariado, ainda não resultaram em medidas positivas para a classe trabalhadora.

Falso. Temos como exemplo de resultados o aumento dos direitos trabalhistas, como as férias, a limitação das horas trabalhadas, e a melhoria das condições de serviço.

Alternativa 4: Nas origens da sociedade urbana, a classe operária aceitou com tranquilidade as medidas tomadas pelos proprietários das indústrias.

Falso. Houveram diversas greves de resistência, procurando impedir que medidas que os trabalhadores não concordassem, fossem tomadas.

Alternativa 5: Os sindicatos pouco representavam as classes operárias da época, pois mais atrapalhavam do que ajudavam na intermediação de crises entre os empresários e os trabalhadores.

Falso. No século XX os sindicatos tiveram papel fundamental na aquisição de direitos, defesa do trabalhador e enfrentamento de medidas injustas.

Respondido por cristianegvalle
0

Somente a alternativa II está correta.

A organização sindical foi uma das formas em que a classe operária se constituiu( e se constitui) em sociedade.

Perguntas interessantes