A organização político-administrativa brasileira compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos com autonomia, de acordo com o art. 18 da Constituição Federal. Os Territórios Federais integram a União. PISCITELLI, Roberto Bocaccio. TIMBÓ, Maria Zulene Farias. Contabilidade Pública: Uma Abordagem da Administração Financeira Pública. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2019. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. O Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Regionais Federais fazem parte da administração pública direta. II. A Câmara dos Deputados e as Assembleias Legislativas fazem parte da administração pública indireta. III. As Câmaras Municipais e as Câmaras Distritais fazem parte da administração pública direta. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
Alternativa C: I e III
Explicação:
Direta: Os 3 poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário), MP e Defensoria
Indireta: Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mista.
Respondido por
0
Resposta:
Correta - I e II
Explicação:
I. A Administração Pública Direta ou Centralizada é o conjunto dos órgãos integrados na estrutura administrativa dos entes da federação, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, abrangendo os Ministérios e demais órgãos auxiliares previstos em lei.
II. A Administração Pública Direta é aquela que está ligada, na estrutura organizacional, diretamente ao chefe do Poder Executivo. É importante destacar que fazem parte da Administração Pública Direta os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Perguntas interessantes