"A Organização Mundial do Comércio (OMC) fornece um panorama interessante para a consideração da aplicação prática da teoria institucionalista neoliberal na atualidade. Criado a partir do extinto do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), a OMC surge de um desejo de redução de obstáculos às trocas comerciais entre os países, caminhando em direção à integração da economia mundial. A OMC estabelece um marco institucional comum entre os países signatários, instituindo mecanismos de solução de controvérsias e criando um ambiente favorável a negociação de novos acordos (ITAMARATY, s.d.)"
Fonte: Material para Impressão da Aula 2 de Teorias Contemporâneas das Relações Internacionais.
Considerando o trecho citado acima e a abordagem da política internacional feita pela teoria institucionalista neoliberal, assinale a alternativa que descreva corretamente como os institucionalistas entendem o papel das Organizações Internacionais na política internacional:
A Para os institucionalistas as Organizações Internacionais promovem a cooperação entre os Estados e amenizam as consequências da anarquia internacional.
B O institucionalismo neoliberal entende que as Organizações Internacionais são importantes, uma vez que reordenam o sistema internacional em prol dos Estados com menos capacidades.
C Os institucionalistas percebem que as Organizações Internacionais são fundamentais para promover um poder hegemônico no sistema internacional, tornando-o unipolar.
D A corrente institucionalista neoliberal compreende que as Organizações Internacionais podem disciplinar os Estados Falidos, impedindo-os de entrar em conflitos com outros Estados.
E Os autores do institucionalismo neoliberal afirmam que as Organizações Internacionais são importantes ferramentas de resistência das empresas transnacionais ao domínio dos Estados na política internacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra 'A'
Explicação:
"...Observada sob o prisma do institucionalismo neoliberal, a OMC é o exemplo ideal de uma instituição que responde aos interesses de cooperação dos Estados, aumentando os níveis de informação e mitigando os custos e riscos da interação entre eles..." Rota de aprendizagem 2
No próprio exemplo da OMC está expressa a resposta para essa pergunta.
A) Para os institucionalistas as Organizações Internacionais promovem a cooperação entre os Estados e amenizam as consequências da anarquia internacional.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) apresenta um cenário importante que considera a aplicação prática da teoria institucionalista neoliberal moderna. A OMC foi desenvolvida a partir do Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT).
Para os institucionalistas, o principal papel das Organizações Internacionais na política internacional é realizar a promoção da cooperação entre os Estados e também a amenização das consequências da anarquia internacional.
Bons estudos!