Saúde, perguntado por Isa2109, 10 meses atrás

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define reação adversa a medicamento (RAM) como sendo “qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem. A morbidade e mortalidade por uso de medicamentos é um grande problema de saúde. As reações adversas a medicamentos (RAM) podem resultar em aumento de internações hospitalares e dos custos com a saúde e óbitos.




Analise as situações de reações adversas descritas na coluna B e faça associações coerentes com os conceitos da coluna A.




Coluna A


Coluna B


I - Idiossincrasia




1 - Clara apresenta problemas de intoxicação com o uso da carbamazepina. Seu médico relata que a paciente possui polimorfismo nos genes CYP levando à intoxicação.




II - Efeitos secundários




2 - Jorge está com uma infecção de garganta e o médico recomendou uso de azitromicina por 3 dias, no entanto o paciente tem apresentado diarreia, o que tem dificultado a continuação do tratamento.




III - Tolerância




3 - Márcio faz uso de 1 comprimido de clonazepam (5 mg) a um ano para o tratamento de transtorno de ansiedade. Atualmente, por conta própria, está ingerindo 2 comprimidos, pois relata não observar mais o efeito desejado na dosagem de 1mg.




IV - Efeitos colaterais




4 - Carla está fazendo tratamento com anti- histamínicos e neste período não está conseguindo dirigir devido sentir forte sonolência.




Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas.


Escolha uma:

a. I - 1; II - 2; III - 3; IV - 4. Correta. Corrigida pelo AVA

b. I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.

c. I - 4; II - 2; III - 3; IV - 1.

d.

I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.

e.

I - 2; II - 3; III - 1; IV - 4.

Soluções para a tarefa

Respondido por jannifermelo
2

Resposta:

A

Explicação:

1- I :Por a paciente ter polimorfismo ela apresenta idiocrasia (reagir de maneira pessoal a agentes exteriores)

2- II: A diarreia é um efeito secundário da medicação

3- III: O paciente aumentou sua dose pois apresentou tolerância ao medicamento onde a dose inicial parou de surtir efeito.

4-VI: Sonolência é um dos efeitos colaterais dos anti-histamínicos, que são os remédios para alergia.

Perguntas interessantes