Ed. Física, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

A organização mundial da saúde (OMS) define a atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelo músculo esquelético que requer gasto energético, incluindo atividades realizadas no ambiente de trabalho, lazer, nos afazeres de casa, viagens e atividades recreacionais. Este termo não deve ser considerado um sinônimo de exercício, pois o termo exercício físico é uma subclasse da atividade física. Além do exercício físico, algumas atividades físicas realizadas no momento de lazer, durante rotina de trabalho ou para transporte podem impactar diretamente na saúde e qualidade de vida das pessoas. Mais que isso, ambas atividades quando realizadas em intensidade moderada ou vigorosa proporcionam melhora nos quadros de saúde do indivíduo.Observando a importância da atividade física e do exercício físico no contexto interdisciplinar da saúde, as avaliações para a mensuração e quantificação das demandas diárias de atividade física são métodos observacionais que auxiliam na identificação de condições relacionadas tanto com o quadro patológico (caso esteja instaurado) ou quadro de saúde do indivíduo propriamente dito. Essas avaliações são fundamentais para uma triagem clínica, principalmente para indivíduos que almejam iniciar um programa de treinamento físico.


Um instrumento validado pela literatura que é muito utilizado para quantificar o nível de atividade física é o Questionário Internacional de Atividade Física - versão curta (IPAQ), esse instrumento foi construído para descobrir qual o nível de atividade física nos diferentes países do mundo. Todas as perguntas utilizadas no instrumento tem por objetivo investigar o tempo gasto realizando atividade física na ultima semana antes da realização do inquérito. As perguntas são direcionadas para as atividades realizadas no ambiente de trabalho, no transporte, no lazer, nos exercícios físicos e atividades de casa ( ex: jardinagem). Para responder o questionário precisa-se identificar as atividades vigorosas (quelas que precisam de um grande esforço físico e moderadas (as que precisa de um pouco de esforço físico) e considerar apenas as atividades que consistem em um tempo superior a 10 minutos contínuos (Pág 75 à 78 do livro da disciplina).Utilizando os conhecimentos adquiridos na disciplina e Atividade física e qualidade de vida e do contexto apresentado acima, para a presente atividade MAPA, você aluno deverá utilizar o instrumento IPAQ para interrogar UM idoso (acima de 60 anos) respondendo todas as questões do inquérito.
2) Classificar o idoso pelos critérios do inquérito (vide pág. 78 do livro), sendo eles:
1. muito ativo;
2. ativo;
3. irregularmente ativo, irregularmente ativo A, irregularmente ativo B.
4. sedentário
Você deverá apresentar os valores para conferência (Modelo Mapa).

3) Descreva, baseando-se no conteúdo apresentado na disciplina de Atividade física e qualidade de vida, qual a frequência, duração e intensidades de atividade física devem ser implementadas na rotina diária do idoso para o aprimoramento da saúde do indivíduo (caso necessário) e descreva os benefícios de uma rotina ativa para a saúde do idoso.

​Observações gerais:
- É muito importante apresentar dados fidedignos do entrevistado, ou seja, não os altere.
- Tenha muita atenção ao realizar as análises e ao fazer as classificações.
- Para enviar sua atividade utilize o "MODELO MAPA" disponível em "Materiais da disciplina".

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
0

É de fundamental importância que ocorra a observação da unicidade de cada pessoa de maneira que é necessário que aconteça um estudo de caso em que as características de uma pessoa sejam analisadas.

É de fundamental importância que também seja considerado que os idosos em sua maioria apresentem algumas limitações físicas, devido a isso, é recomendável que ocorra a análise de um profissional anteriormente à prática de exercícios físicos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes