A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para a volta de doenças que já haviam sido consideradas erradicadas no Brasil. Esse foi o caso do sarampo, doença que em 2019 voltou a causar surtos, principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. A queda da cobertura vacinal no país foi um dos motivos para esse retorno do sarampo em nosso país. Fatos como esse são um alerta para a importância de campanhas de vacinação na saúde pública, pois:
a) os anticorpos que são componentes ativos das vacinas, irão combater os antígenos das doenças, protegendo a população.
b) é uma forma de conscientizar a população acerca da importância da vacinação, principalmente para os grupos mais vulneráveis.
c) é preciso mostrar aos pais e responsáveis que mesmo doenças inofensivas como o sarampo, precisam ser controladas.
d) é necessário mostrar que mesmo com os vários malefícios que as vacinas causam, ainda são menores que os das doenças.
Soluções para a tarefa
Resposta:
CORRETA - b
Explicação:
INCORRETA - a) Os componentes das vacinas são os antígenos (patógenos atenuados ou fragmentos destes) e não os anticorpos. O organismo aprende a produzir os anticorpos para aqueles antígenos por meio da vacina.
CORRETA - b) As campanhas de vacinação têm o objetivo de alertar as pessoas da necessidade de serem vacinadas para evitar desenvolver doenças que, muitas vezes, já foram erradicadas e esquecidas pela população. Nessas campanhas, os grupos de pessoas mais vulneráveis devem ser os grupos prioritários para a vacinação.
INCORRETA - c) O sarampo não é uma doença inofensiva e certamente precisa ser controlada e erradicada.
INCORRETA - d) As vacinas podem, em casos bem específicos, causar algumas reações adversas, porém, os malefícios são mínimos e raros quando comparados aos benefícios que trazem para a população.