A organização feudal, politicamente descentralizada, foi gradualmente sendo substituída por uma nova forma de organização política: o Estado Nacional. Esse modelo de governo se caracterizou pela concentração do poder nas mãos dos reis, até se formarem as monarquias absolutistas. Entretanto, em cada reino, o processo de centralização teve suas particularidades, e a monarquia, características próprias. Leia, no texto a seguir, algumas características desse sistema na Inglaterra.
Assim sendo, percebemos que o Absolutismo se liga a um determinado momento na história das nações europeias, o momento em que uma monarquia fortalecida com conflitos políticos internos entre diferentes grupos sociais, e apoiada por justificativas filosóficas, controla e consolida o Estado Nacional. Mas o Absolutismo apresentava variações regionais que o poderiam fazer mais ou menos centralizado. [...] Já na Inglaterra, o Parlamento muito cedo diminuiu o poder dos monarcas. [...]
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006. p. 11-12.
Com base na leitura e em nossos estudos, assinale as alternativas que apresentam afirmações historicamente corretas.
A
O Absolutismo pode-se localizar geográfica e historicamente.
B
Pensadores como Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Jacques Bossuet e Jean Bodin contribuíram com suas ideias para legitimar o poder absoluto dos monarcas.
C
Os monarcas absolutos tinham como objetivo de governo levar em conta, em primeiro lugar, os interesses dos grupos sociais menos favorecidos.
D
O poder dos monarcas ingleses foi limitado pelo Parlamento inglês, reduzindo o caráter absoluto de sua monarquia.
E
O regime de cada monarquia absoluta europeia adquiriu características próprias.
Termos de uso
Política de privacidade
Sobre
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
o regime de cada monarquia absoluta europeia adquiriu características próprias.
Perguntas interessantes