A organização espacial das proteínas é resultante do tipo de aminoácido que as compõe e de como estão dispostas. São descritas em quatro níveis. A respeito desses níveis e suas respectivas características, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Estrutura primária. II- Estrutura secundária. III- Estrutura terciária. IV- Estrutura quaternária. ( ) São as proteínas que apresentam forma de alfa-hélice e as beta-pregueadas. ( ) Corresponde à sequência linear de aminoácidos que é determinada geneticamente. ( ) Representa a associação de duas ou mais cadeias polipeptídicas. ( ) Descreve o dobramento final da cadeia por interação de alfa-hélice ou beta-pregueadas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) I - II - IV - III. B) II - III - IV - I. C) II - I - IV - III. D) IV - I - II - III
Soluções para a tarefa
Resposta: II - I - IV - III
-Estrutura primária das proteínas
A estrutura primária corresponde à sequência linear dos aminoácidos unidos por ligações peptídicas.
Em algumas proteínas, a substituição de um aminoácido por outro pode causar doenças e até mesmo levar à morte.
- Estrutura Secundária
A estrutura secundária corresponde ao primeiro nível de enrolamento helicoidal.
É caracterizada por padrões regulares e repetitivos que ocorrem localmente, causada pela atração entre certos átomos de aminoácidos próximos.
Os dois arranjos locais mais comuns que correspondem a estrutura secundária são a alfa-hélice e a beta-folha ou beta-pregueada.
Conformação alfa-hélice: caracterizada por um arranjo tridimensional em que a cadeia polipeptídica assume conformação helicoidal ao redor de um eixo imaginário.
Conformação beta-folha: ocorre quando a cadeia polipeptídica estende-se em zig-zag e podem ficar dispostas lado a lado.
-Estrutura Terciária
A estrutura terciária corresponde ao dobramento da cadeia polipeptídica sobre si mesma.
Na estrutura terciária, a proteína assume uma forma tridimensional específica devido o enovelamento global de toda a cadeia polipeptídica.
- Estrutura Quaternária
Enquanto muitas proteínas são formadas por uma única cadeia polipeptídica. Outras, são constituídas por mais de uma cadeia polipeptídica.
A estrutura quaternária corresponde a duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se agrupam e se ajustam para formar a estrutura total da proteína.
Por exemplo, a molécula da insulina é composta por duas cadeias interligadas. Enquanto, a hemoglobina é composta por quatro cadeias polipeptídicas.
Explicação: