História, perguntado por emilybrol, 7 meses atrás

A organização do Império brasileiro, no século XIX, foi marcada por uma série de tensões sociais, políticas e militares. Um dos episódios mais relevantes desse período foi a chamada Guerra dos Farrapos (1835-1845).

Sobre o conflito, considere as seguintes afirmações.


I. A promulgação da Lei Feijó (1831), que tinha por objetivo fomentar o tráfico de africanos para o Brasil, contrariando assim os interesses republicanos das elites políticas da Província de São Pedro, foi um dos fatos desencadeadores da Guerra.


II. A Guerra dos Farrapos também pode ser inserida dentro de uma conjuntura platina na qual têm importância as relações mantidas entre lideranças sul-rio-grandenses e elites político-econômicas uruguaias.


III. O Corpo de cavalaria dos Lanceiros Negros, formado por parte da população escrava habitante da Província, foi dizimado pelas tropas imperiais, na chamada “surpresa de Porongos”.

Quais estão corretas?


a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas lI e III.

e) I, lI e III.



Soluções para a tarefa

Respondido por ehr
23

Resposta: D) Apenas II e III

A opção I é errada, pois a Lei Feijó de 7 de novembro de 1831, foi a primeira lei a proibir a importação de escravos para o Brasil.

"Art. 1º Todos os escravos, que entrarem no territorio ou portos do Brazil, vindos de fóra, ficam livres" (entram aqui exceções que não vêm ao caso agora).

Bons estudos! ;)

Respondido por duda07silvameireles
2

Olá

A resposta é a d) II e III

As opções erradas, e por que erradas?

I. A lei do Feijó foi em 1831

Perguntas interessantes