A organização do espaço escolar é uma das responsabilidades do professor, dos gestores e funcionários do local, porém essa concepção de organização da sala de referência como conteúdo curricular foi construída ao longo do tempo. Forneiro (1998) apresenta algumas etapas na construção dessa conscientização a respeito da organização escolar. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na educação infantil. In: ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil . Porto Alegre: Artmed, 1998.
( ) A primeira etapa, conhecida como o lugar onde se ensina, considerava o espaço como um local onde nada poderiam fazer além de se adaptar.
( ) A terceira etapa, conhecida como o componente instrumental, o professor julgava o espaço como uma ferramenta que pode ser adequada de acordo com o trabalho.
( ) A segunda etapa, conhecida como elemento facilitador, o professor acredita que o espaço é um local formativo, sendo um fator de aprendizagem.
( ) Apesar das discussões a respeito da importância do espaço escolar, alguns professores ainda permanecem na primeira etapa.
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa a
V .F .F. V
............
Resposta:
V, F, F, V
Explicação:
A alternativa está correta, pois as afirmativas I e IV estão corretas. No processo de conscientização do espaço enquanto componente curricular a primeira fase é conhecida como “o lugar onde se ensina”. Nessa primeira concepção os professores entendiam o era dever deles adequar-se ao espaço que tinham disponíveis, nem havia a compreensão que o espaço poderia ser adequado para as crianças e suas necessidades de aprendizagem, nem como um aliado do professor nesse processo. Apesar de muitos estudos a respeito do assunto, nem todos os professores alcançaram terceira fase, muitos ainda permanecem na primeira ou segunda fase, pois não compreendem o espaço escolar como um aliado no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.