A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou publicamente nesta segunda-feira (11) sua posição contrária ao projeto que propõe a diminuição de 18 para 16 anos da maioridade penal no Brasil. Segundo o organismo multilateral, os jovens brasileiros são muito mais vítimas do que autores de atos violentos."Se as infrações cometidas por adolescentes e jovens forem tratadas exclusivamente como uma questão de segurança pública e não como um indicador de restrição de acesso a direitos fundamentais, a cidadania e a justiça, o problema da violência no Brasil poderá ser agravado, com graves consequências no presente e futuro", diz a nota da ONU.Para sustentar suas críticas, a ONU aponta uma série de dados públicos que mostram a ineficácia da proposta em discussão. Do total de 21 milhões de jovens brasileiros, só 0,013% deles cometeram homicídios. Os homicídios representam 36% das mortes de jovens que não são por causas naturais - um número bem acima da média de 4,8% no restante da população.O cenário de violência contra a juventude colocou o Brasil no segundo lugar do ranking mundial de homicídio nessa faixa etária, ficando atrás somente da Nigéria. "Na grande maioria dos casos, as vítimas são adolescentes que vivem em condições de pobreza na periferia das grandes cidades", ressalta a nota. De 2006 e 2012, um total de 33 mil adolescentes entre 12 e 18 anos foi assassinado no Brasil.Considere as seguintes afirmações em relação à ONU:I- Defende a redução da maioridade penal, visto que as infrações cometidas por jovens e adolescentes devem ser tratadas exclusivamente como uma questão de segurança pública.II- Defende a redução da maioridade penal em razão do alto número de jovens menores de 18 anos que cometem homicídios.III- Não defende a redução da maioridade penal, pois o número de jovens que sofre violência é muito maior do que o número de jovens que pratica atos violentos.IV- Não defende a redução da maioridade penal, pois não contribuiria para a redução da violência no Brasil, visto que a grande maioria dos jovens é violenta.Está(ão) correta(s)® apenas I.(b)apenas II.(ç) apenas III.@ apenas I e II.(ê) apenas III e IV.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Olá!
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
Partindo deste ponto, fica claro observar que a redução da maioridade penal não promove benefícios como os aplicados na teoria, visto que de fato a maioria dos jovens nesse caso possuem uma criação deturpada, fruto da violência familiar ou da não educação adequada dentro e fora do espaço escolar.
Deste modo, uma boa opção seria reavaliar as considerações relacionadas a educação e conscientização desses jovens, do que prende-los como no caso dos indivíduos já maiores de idade, com a formação moral estabelecida.
Até mais!
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás