A Organização das Nações Unidas (ONU) fala em "níveis catastróficos sem precedentes de segurança alimentar", e há o temor de que o aumento de preços continue — e de forma ainda mais acentuada. "Quase meio milhão de pessoas estão enfrentando condições de fome na Etiópia, em Madagascar, no Sudão do Sul e no Iêmen. Nos últimos meses, populações vulneráveis em Burquina Faso e Nigéria também passaram a viver nessas condições", informou a ONU numa declaração oficial. No dia 16 de outubro, quando se celebrou o Dia Mundial dos Alimentos, a organização fez um apelo por apoio adicional para dar suporte a 41 milhões de pessoas, em vários países, que correm o risco de uma crise de fome. A situação do Brasil também é grave. Cenas recentes de pessoas fazendo filas para levar para casa pedaços de ossos ou buscando restos de alimentos dentro de um caminhão de lixo viralizaram nas redes sociais. Segundo dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, 19 milhões de brasileiros passam fome atualmente. Além disso, segundo relatório recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país tem uma inflação geral que deve chegar a quase o dobro da média dos países do G20 - alcançando 7,2% em 2021. Diante desse quadro, o aumento generalizado de preços ameaça tornar ainda mais dramática a situação de populações carentes mundo afora. Por que preços de alimentos sobem tanto?
O texto acima pontua questões pertinentes ao contexto atual. Sendo assim, aponte qual a temática discutida no texto.
a) Impactos causados pelo desemprego.
b) Celebração do Dia Mundial dos Alimentos. c) Aumento de preços contribuindo para o avanço da fome.
d) Consequências deixadas pela pandemia.
alguém mim ajude o mais rápido possível
Soluções para a tarefa
A temática discutida no texto é: aumento de preços contribuindo para o avanço da fome (letra C).
Letra C: Aumento de preços contribuindo para o avanço da fome.
Isso ocorre porque, com base nas ideias do autor, fica claro que o aumento nos preços dos alimentos é um fator que contribui ainda mais para a insegurança alimentar em todo o mundo.
Nessa dimensão da realidade, o aumento de preços acaba contribuindo para o avanço da fome.
Segue a parte de um trecho do texto que mostra exatamente isso: "(...) o país tem uma inflação geral que deve chegar a quase o dobro da média dos países do G20 - alcançando 7,2% em 2021".
Dessa forma, a inflação é um fenômeno econômico que contribui diretamente para a perda do poder de compra das famílias mais pobres.
Acredite em seu potencial!