a organização das estruturas de assistência no brasil acompanhou o crescimento da economia, bem como o desenvolvimento da classe operária e da classe média urbana, as quais causaram pressão para uma mínima expansão destas políticas sociais. no decorrer da história destas organizações é possível observar mudanças nas instituições econômicas, religiosas, culturais e de saúde.? podem ajudar
Soluções para a tarefa
SE FOR ESSAS AS OPÇÕES TODAS ESTÃO CORRETAS.
I. Ao longo das décadas, foram surgindo instituições responsáveis pela assistência médica e pela previdência, deixando a cargo exclusivo do Estado apenas as ações chamadas de saúde pública (como as campanhas de vacinação, sanatórios, hospícios, leprosários etc).
II. A época da República, em 1889, foi marcada pela vacina obrigatória contra Varíola e Febre Amarela e reformas sanitárias, particularmente nas zonas portuárias, evoluindo para a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões, com a lei Eloy Chaves.
III. Na era Militar as políticas econômicas estavam focadas na concentração de renda e na internacionalização da economia, com vistas à viabilidade financeira do empreendimento público. Dessa forma, políticas sociais estavam direcionadas aos indivíduos que tinham como consumir esse tipo de recurso, gerando assim um modelo de saúde Médico Assistencial Privatista.
IV. A Constituição Federal de 1988 implanta a Lei nº 8.080/90, os movimentos populares de saúde, a pressão sobre o Governo, e as formulações no campo da Saúde Coletiva, traz, em teoria, um modelo mais próximo ao do Estado de Bem-Estar Social, um modelo universal redistributivista, época marcada por um modelo plural de assistência à saúde.
Todas as alternativas estão corretas pág. 17 e 18 do livro.