A ordem religiosa “Companhia de Jesus” foi fundada em 1534, na Europa, como um modo de conter a Reforma Protestante. Seus membros, os jesuítas, foram responsáveis pela criação das primeiras igrejas dentro do estilo Barroco. No Brasil, esse estilo foi introduzido no país em decorrência do processo de colonização portuguesa, sobretudo pelos missionários católicos jesuítas. A respeito da construção das igrejas barrocas, assinale a alternativa correta.
A topografia e a falta de pedra adequada ao corte fizeram com que as igrejas brasileiras fossem distintas das europeias.
Ao chegar ao Brasil, os jesuítas encontraram plenas condições para reproduzir o modelo de igreja europeu.
Apesar da influência dos jesuítas, o Barroco no Brasil não construiu igrejas, mas, sim, edificações cíveis.
No Brasil, o estilo Barroco foi marcado pela racionalidade e uso de pedras na arquitetura.
Os jesuítas que chegaram ao Brasil viram uma possibilidade de romper com a Igreja Católica, criando uma nova religião e um novo formato de igreja.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta: A topografia e a falta de pedra adequada ao corte fizeram com que as igrejas brasileiras fossem distintas das europeias.
Explicação:
A alternativa está correta, pois o Brasil apresentava várias características distintas da Europa, tanto em relação à sua natureza (topografia, materiais, clima) quanto em relação à sua estrutura econômica e social. Desse modo, o Barroco Brasileiro apresenta particularidades quando é comparado ao modelo europeu.
Perguntas interessantes