A ordem e o progresso constituem partes fundamentais da Sociologia de Auguste Comte. com base nas ideias comteanas, assinale a alternativa correta:
a) A ordem social total se estabelece de acordo com as leis da natureza, e as possíveis deficiências existentes podem ser retificadas mediante a intervenção racional dos seres humanos.
b) A liberdade de opinião e a diferença entre os indivíduos são fundamentos da solidariedade na formação da estática social; essa diversidade produz vantagens para a evolução, em comparação com a hegemoneidade.
c) O desenvolvimento das forças produtivas é a base para o progresso e segue uma linha reta, sem oscilações e, portanto, a interferência humana é incapaz de alterar sua direção ou velocidade.
d) O progresso da sociedade, em conformidade com as leis naturais, é resultado da competição entre os indivíduos, com base no princípio da justiça de que os mais aptos recebem as maiores recompensas.
e) O progresso da sociedade é a lei natural da dinâmica social e, considerado em sua fase intelectual, é expresso pela evolução de três estados básicos e sucessivos: o doméstico, o coletivo e o universal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa correta: A
O contexto no qual Comte viveu, era marcado por uma série de anarquias desentendimento sobre as estruturas sociais e políticas do período.
A partir disso, com o desenvolvimento de suas teorias acerca do positivismo, Comte estabeleceu o método como uma forma de unir as ciências humanas das ciências exatas, ou melhor, criar uma forma de investigarmos o indivíduo e sua relação com a sociedade, sendo uma grande referência para a sociologia que o considera como o pai dessa disciplina
Resposta:
a) A ordem social total se estabelece de acordo com as leis da natureza, e as possíveis deficiências existentes podem ser retificadas mediante a intervenção racional dos seres humanos.
Explicação:
Comte acreditava na existência de um método único de conhecimento do mundo, portanto conheceria-se a sociedade da mesma forma que se conhece a natureza, aplicando as leis já conhecidas das ciências naturais, para as relações humanas.