História, perguntado por SrLucas1227, 1 ano atrás

A Oque está acontecendo na cena 1?
B oque está acontecendo na cena 2?
C Que passagem da história de Roma está representada na charge?
D Como se deu essa pasagem?
E Que grupo social mais se beneficiou com a fundação da república em Roma

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
906

1 - Na cena 1 vemos os patrícios se reunindo ao redor de um patrício (que representa, muito provavelmente, Lúcio Júnio Bruto, líder político dos patrícios no período em questão.

2 - Na cena 2 o mesmo patrício que é admirado pelos seus concidadãos na cena 1 expulsa o Rei de Roma (no caso,Lúcio Tarquínio Soberbo), dando fim à Monarquia (em 509 antes de Cristo).

3 - Esta passagem representa o fim da Monarquia e o início da República em Roma.

4 - A passagem se deu por um esforço organizado dos patrícios, que foram apoiados pelo exército, contra os abusos cometidos pela monarquia, tendo como evento símbolo a ira dos patrícios contra o crime que foi cometido, pelo filho do Rei, contra Lucrécia, nobre romana que denunciou o crime e depois se suicidou.

5 - Quem mais se beneficiou com esta mudança política foram os próprios patrícios, pois passaram a governar Roma de acordo com suas crenças e interesses, não mais tendo de reconhecer a autoridade de um monarca sobre a sua própria.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/21953231

Anexos:
Respondido por eduardospagnolo
21

A charge está representando a transição política de Roma da monarquia para a república. Sobre esse contexto, podemos afirmar que:

  • a) Na cena 1, podemos notar o fortalecimento dos patrícios que formavam a aristocracia romana.

  • b) A cena 2 está sendo retratado o golpe que a aristocracia romana aplicou na monarquia para a instauração de uma república.

  • c) A passagem da história de Roma, que está retratada na charge, é a transição da monarquia para a república.

  • d) Essa passagem deu-se com um golpe aristocrático sobre a monarquia.

  • e) O grupo social que se beneficiou com a fundação da república em Roma, foram os patrícios, que formavam a aristocracia romana.

Transição da Monarquia para República Romana

A transição da monarquia para a república em Roma, deu-se por meio de um golpe aristocrático nos monarcas. Esse golpe foi resultado da aproximação dos reis com as camadas populares romanas, o que interferia no poder aristocrático.

Em decorrência disso, a aristocracia romana articulou um golpe que derrubou os reis romanos, e foi instaurada uma república, que quem mais possuía poder político era o Senado, formado justamente por essa aristocracia.

Saiba mais sobre "República Romana" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/28021027

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes