Química, perguntado por diegoantuany, 11 meses atrás

A Operação Unitária de Destilação é a separação de componentes de uma solução líquida vaporizada, através de seus diferentes pontos de condensação. Dois exemplos clássicos de destilação são o alambique, usado desde tempos remotos para produção de aguardente (nele, o bagaço diluído é aquecido em uma caldeira, desprendendo vapores alcoólicos que seguem por uma serpentina e são resfriados em um tanque onde circula água fria para que ocorra a condensação) e a destilação do petróleo na coluna de destilação, separando as frações de óleo lubrificante, óleo diesel, querosene, gasolina e gás. O primeiro exemplo representa a Destilação Flash, na qual:

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
17

O primeiro exemplo trata basicamente de uma destilação simples, na qual se quer separar dois elementos. No caso, a separação do componente alcoolico do bagaço, o que resulta em um líquido alcoolico e o bagaço sem o álcool.

Já o segundo exemplo é uma destilação fracionada, na qual há varias temperaturas de ebulição e várias coletas das substâncias que evaporam. Dessa forma, quando uma substância entre em ebulição mais rapidamente, ela já é separada para um compartimento, seguido das outras substâncias com maiores pontos de ebulição. No final, haverá a separação de várias substâncias, cada uma em sua forma pura.


diegoantuany: Obrigado.
andrelsferreira: A destilação flash é aplicada a misturas com grandes diferenças no ponto
de ebulição dos componentes. Quando a volatilidade é parecida, deve-se usar a
destilação contínua com refluxo. O exemplo mais simples é a destilação de
misturas binárias. Ela consiste em uma coluna de pratos ou de recheio, como as
colunas de absorção, com um condensador de vapor no topo, uma corrente de
refluxo do condensado e um refervedor no fundo, vaporizando o líquido.
andrelsferreira: Ou
andrelsferreira: Como resultado deste processo, após um certo tempo, obtém-se uma corrente de topo mais concentrada no componente mais volátil e uma corrente de fundo mais concentrada no componente menos volátil.
maiconmcp: Há a produção de vapor pela ebulição de uma mistura líquida, que é, na sequência, condensado sem retorno do líquido para o processo, ou seja, sem refluxo.
Perguntas interessantes