A Operação Lava Jato, comandada pelo coordenador da força-tarefa Deltan Dallagnol e julgada em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro, ficou amplamente conhecida por combater a corrupção no Brasil com mais de 150 prisões de empresários, políticos, lobistas e doleiros. Além das prisões, houve mais de 100 condenações, com uma pena total superior a 1.200 anos de prisão. A operação ganhou diversas premiações pelo combate à corrupção. O juiz federal americano Peter Messitte disse que o julgamento do mensalão e a Operação Lava Jato deixaram para trás os tempos em que escândalos de corrupção política terminavam em pizza no Brasil. (WIKIPEDIA. Corrupção no Brasil. Disponível em:
. Acesso em: 25 jan. 2017.)
Diante do exposto, analise as seguintes afirmações e em seguida assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações CORRETAS.
I – Corrupção no Brasil já se tornou um termo que não mais é considerado antiético.
II – Corrupção não está relacionada à ética ou moral, do ponto de vista político.
III – A ausência de interesse e o descompromisso com o bem comum são características básicas para que ocorra a corrupção.
IV – Corrupção é considerada um crime contra a sociedade, punível legalmente e que tende a ser considerado um crime hediondo.
V – O famoso “jeitinho brasileiro”, quando volúvel, é uma forma de corrupção em menor grau, mas com não menor importância, pois nos torna o que somos.
É CORRETO o que se afirma APENAS em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
III, IV e V. -- A ausência de interesse... Crime hediondo... Torna o que somos.
Perguntas interessantes