A opção por eixos temáticos a partir de problematizações amplas é fruto do intenso debate curricular ocorrido no Brasil, na década de 1980, em diálogo com experiências europeias. É exemplar o debate ocorrido em torno da Proposta Curricular da SEE/Cenp no estado de São Paulo. Tal proposição constituía uma busca, uma resposta às críticas à estrutura curricular tradicional, que privilegiava a organização cronológica linear, por meio de fatos, marcos da história europeia integrados, quando possível, aos fatos/marcos da história da nação brasileira, sob o signo da ideologia do progresso. SILVA, Marcos Antônio da; Guimarães Fonseca, Selva Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas Revista Brasileira de História, vol. 30, núm. 60, diciembre, 2010, pp. 13-33
Soluções para a tarefa
Alternativa completa:
I. Uma possibilidade de trabalhar o primeiro ciclo (História Local e do cotidiano) seria através das origens da cidade dos alunos, buscando observar elementos dessa origem no presente.
II. Uma possibilidade de trabalhar o segundo ciclo (História das Organizações Populacionais) seria através do processo de trazida dos africanos escravizados, e da vinda de imigrantes nos séculos XIX e XX.
III. Uma possibilidade de trabalhar o terceiro ciclo (História das relações sociais da cultura e do trabalho) seria através dos processos econômicos do Brasil ao longo de sua história.
Resposta:
Estão corretas as assertivas I, II e III. O material acima propõe as medidas para o desenvolvimento dos estudos voltados para o estudo e aprofundamento, no interior da disciplina de história, da cultura e particularidades africanas.
Assim, a inclusão bem como o combate ao racismo ou qualquer foram de preconceito ao povo ou à questões inerentes ao povo africano deve ser constantemente promovidas diante do cenário educacional nacional.