A Onicocriptose, popularmente conhecida como “unha encravada”, se desenvolve quando a unha penetra na derme periungueal, desencadeando na região uma resposta inflamatória infecciosa. Neste processo, o nosso organismo identifica a unha como “um corpo estranho” e ativa o sistema imunológico. Ela acomete principalmente, o hálux (dedão do pé) e surge, provavelmente, após algum trauma nesta região, normalmente causado pelo próprio processo de deambulação. Existe uma classificação da onicocriptose dos pés, que pode ser dividida em três estágios.
Diante do exposto, e do conteúdo abordado na disciplina, cite quais são esses estágios da onicocriptose e descreva as características de cada um deles.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Estágio I ou leve: a pressão nas unhas desencadeia forte dor, inchaço (edema) e vermelhidão
(eritema).
b) Estágio II ou moderado: nota-se a presença de infecção, com secreção purulenta ou região
de ulceração na prega das unhas e presença de tecido de granulação resultante do processo
cicatricial.
c) Estágio III ou grave: nota-se processo inflamatório de natureza crônica, com o desenvolvimento de tecido de granulação epitelizado com hipertrofia acentuadas das pregas das unhas
Explicação:
encontrado no livro da disciplina unicesumar, Podopatologias pagina 74.
Os estágios da onicocriptose são:
- agressão da espícula ungueal - apresenta inflação no local com edema, dor e eritma.
- espícula ungueal - ocorre um processo de atuação como um tipo de corpo estranho em um processo de inflamação
- granuloma piogênico - formação de tecido de granulação.
O termo “onicocriptose” é uma unha encrava que se origina pela criação de origem grega. É considerado como unha encrava quando acontece o processo em que as bordas pela penetração de volta.
A condição que se apresenta pela condição que afeta ao dedão podem correr risco em pessoas diabéticas entre outros motivos pela dificuldade em cicatrização desses sujeitos.
Saiba mais sobre o onicocriptose em https://brainly.com.br/tarefa/10613296
Espero ter ajudado.