A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. Segundo ambientalistas, o cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto. A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo. I Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o cerrado brasileiro se transformará em deserto. II Sabe-se que a eventual extinção do bioma cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros. III A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. É correto o que se afirma A apenas em I. B apenas em III. C apenas em I e II. D apenas em II e III. E em I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
B apenas em III.
Isso porque a destruição ou ainda, a extinção de tal bioma compreende uma grande ameaça à biodiversidade presente em todo o território nacional, e por isso, será de grande impacto negativo para espécies de fauna, flora, e para o meio ambiente.
Sendo assim, é correto afirmar que a substituição de agrotóxicos pelos bioinseticidas compreende medida determinante para a redução da contaminação dos recursos hídricos de tal bioma.
Perguntas interessantes