A obtenção de fármacos provenientes de plantasmedicinais esbarra na dificuldade de se obter matériaprima na quantidade e qualidade necessárias parasuprir a demanda. O cultivo de plantas medicinais e ofitomelhoramento constituem-se em possível solução parao problema. Por meio de técnicas de engenharia genética,um gene selecionado é inserido enzimaticamente em umplasmídio de uma bactéria específica. O microrganismo é,posteriormente, introduzido, por transformação genética,em uma célula vegetalConsiderando a necessidade de regeneração da planta apartir da célula que foi geneticamente modificada, analiseas seguintes asserções.A cultura de tecidos, ao ser utilizada em biotecnologia,permite aumentar a produtividade de substânciasderivadas de tecidos vegetais regenerando a planta.PORQUEA cultura de tecidos permite interferir nas rotas metabólicasvegetais mediante o cultivo de plantas em meio preparadocom agentes estressantes, elicitores e mutagênicos, queafetam qualitativa e quantitativamente os princípios ativosproduzidos e alteram sua composição e teor.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa da primeira.B As duas asserções são proposições verdadeiras, masa segunda não é uma justificativa correta da primeira.C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e asegunda, uma proposição falsa.D A primeira asserção é uma proposição falsa, e asegunda, uma proposição verdadeira.E As duas asserções são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa A) é a correta.
A planta precisa se regerar rapidamente, por isso ela foi modificada geneticamente, tendo em mente que esses tecidos precisam estar sempre produzindo a substância necessária para a produção do fármaco.
A farmacobotanica estuda as formas de produção e fármacos a partir de plantas, como é o caso do desenvolvimento de formas de acelerar o processo de produção de substâncias desejáveis, e de como utilizar essas substâncias.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A obtenção de fármacos provenientes de plantas medicinais esbarra na dificuldade de se obter matéria-prima na quantidade e qualidade necessárias para suprir a demanda. O cultivo de plantas medicinais e o fitomelhoramento constituem-se em possível solução para o problema. Por meio de técnicas de engenharia genética, um gene selecionado é inserido enzimaticamente em um plasmídio de uma bactéria específica. O microrganismo é, posteriormente, introduzido, por transformação genética, em uma célula vegetal.
Considerando a necessidade de regeneração da planta a partir da célula que foi geneticamente modificada, analise as seguintes asserções.
A cultura de tecidos, ao ser utilizada em biotecnologia, permite aumentar a produtividade de substâncias derivadas de tecidos vegetais regenerando a planta.
PORQUE
A cultura de tecidos permite interferir nas rotas metabólicas vegetais mediante o cultivo de plantas em meio preparado com agentes estressantes, elicitores e mutagênicos, que afetam qualitativa e quantitativamente os princípios ativos produzidos e alteram sua composição e teor.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A) As duas asserções são proposições falsas.
B) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA É: a letra D
Corrigido no AVA hoje 22.03.22