A obtenção de células-tronco é um procedimento difícil de ser realizado, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto vista ético. As células-tronco de adulto são raras no organismo e não apresentam características que permitam sua fácil identificação. As células-tronco embrionárias necessitam da destruição do embrião, processo controverso em vários aspectos éticos e religiosos. Recentemente os pesquisadores conseguiram produzir em laboratório as células de pluripotência induzidas, ou seja, a partir de uma célula somática obtém-se uma célula-tronco pluripotente. Esse procedimento é essencial para o futuro das pesquisas na área.
Analise as informações a seguir:
I. As células pluripotentes são assim chamadas por possuir a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta.
II. As células-tronco adultas são chamadas de multipotentes por serem mais versáteis que as embrionárias e encontram-se principalmente na medula óssea.
III. As células-tronco multiplicam-se através do processo de divisão celular chamado mitose.
IV. As células-tronco de adultos são originárias apenas de organismos adultos.
Assinale a alternativa que contém as informações verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Resposta correta: I e III
As afirmativas I e III estão corretas.
Células-tronco são células que não foram diferenciadas ainda e por tanto não possuem função definida e possuem a capacidade se dividir em mais células estaminais e ainda tem o poder de se diferenciar em diferentes tipos de células capazes de formar diversos tecidos.
As primeiras células embrionárias são todas células-tronco, pois é a partir das necessidades orgânicas guiadas pelo material genético que as mesmas se diferenciaram no tecidos diversos do ser vivo a ser formado, pode virar uma celular epitelial, uma célula mesenquimal ou qualquer outro tipo celular.
Existem dois tipos de células tronco, as adultas e as embrio-fetais, as adultas são células-tronco unipotente, ou seja, apenas podem se diferenciar em um único tipo células, já as embrio-fetais podem ser totipotente, pode gerar um ser vivo inteiro, pluripotente que geram os folhetos embrionários e as multipotentes que geram os diferentes tecidos em cada folheto.