a) Observe a primeira tira:
No terceiro quadrinho, lê-se na carta: “...dizer obrigada”. Poderia, sem prejuízo da norma gramatical, responder “obrigado”?
c) Agora, leia a frase que está na placa de entrada de uma construção. A palavra “proibido” está no masculino. Tal uso está de acordo com as regras de concordância nominal? Comente.
b) Observe a segunda tirinha. Por que a personagem afirma que “Osmar” é um erro de concordância? O mesmo poderia servir para avaliação de algum dos dois nomes do segundo quadrinho? Justifique.
Soluções para a tarefa
a) Não, não poderia, sem prejuízo da norma gramatical, responder “obrigado”, pois quem fala é um ser do gênero feminino (a menina Mônica). Então, ela só poderia dizer "obrigada" mesmo.
c) Não, tal uso não está de acordo com as regras de concordância nominal, pois a palavra deveria estar escrita no feminino ("proibida"), uma vez que seu referente ("entrada") está determinado pelo artigo "a".
b) “Osmar” é um erro de concordância, porque supõe-se que o termo "mar" deveria estar no plural, assim como o termo "os".
> Assim: Osmares
Sim, o mesmo poderia servir para avaliação de algum dos dois nomes do segundo quadrinho, pois "doisberto" também apresentaria erro de concordância.
A) De acordo com as normas gramaticais, se caso a personagem dos quadrinhos Mônica tivesse dito a expressão "obrigado", estaria errado. Pois, como ela se trata de uma personagem feminina, a flexão da palavra estaria incorreta.
C) Também estabelecidas pelas regras gramaticais, o uso da expressão "proibido" deve estar flexionado de acordo com o gênero do falante. Como no caso se trata de uma figura feminina, o correto mesmo é "proibida".
B) A partir das regras da concordância nominal, o correto para se flexionar o plural do nome "Osmar", seria "Osmares".
mais sobre plural em: https://brainly.com.br/tarefa/21635303