ENEM, perguntado por izaqueil5983, 10 meses atrás

A observação do trabalho dos mestres retratistas da aristocracia ajuda a compreender os cenários políticos e sociais de variados momentos históricos. Na primeira tela (século XVI), um aristocrata europeu é apresentado como senhor da guerra. Na segunda (século XVIII), o nobre, surge como componente da elite política e administrativa, pois lida com documentos e livros. A respeito do processo descrito no texto, assinale o item correto. A O universalismo papal funcionou como um dos maiores fatores de favorecimento para a formação das monarquias nacionais. B O enfraquecimento econômico da nobreza em fun- ção da crise feudal e a ascensão da burguesia difi- cultaram a centralização política real. C Ocorreu uma significativa mudança no papel da nobreza dentro das monarquias nacionais devido à formação dos exércitos nacionais absolutistas. D A burguesia próxima à figura dos monsarcas teve um aumento de sua supremacia política e econômi- ca em relação à aristocracia feudal. E Diante do crescimento comercial foi necessária uma readaptação por parte da nobreza feudal que pas- sou a se dedicar cada vez mais para as atividades de cunho burocrático e administrativo.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
0

Com o fim da Idade Média e o renascimento das cidades e rotas comerciais, uma nova classe social passou a ter destaque econômico: a burguesia.

Apesar do destaque econômico, a burguesia não possuía prestígio social, empreendendo esforços para esse reconhecimento tais como o financiamento de artistas e até compra de títulos de nobreza.

A alternativa correta é a B – O enfraquecimento econômico da nobreza em função da crise feudal e a ascensão da burguesia dificultaram a centralização política real

Perguntas interessantes