Biologia, perguntado por Narinha16, 1 ano atrás

A observação de vários tecidos corporais ao microscópio eletrônico revela que nas células musculares existem mitocôndrias em maior abundância que nas células do tecido ósseo. Como pode ser explicado esse fato?

Soluções para a tarefa

Respondido por minhascontasnet
42
As células musculares necessitam de ATP para que ocorra a contração muscular. A hidrolise do ATP é fundamental, pois se não há ATP, ficaríamos contraídos, é o famoso rigor mortis. Em uma célula muscular, há centenas de sarcômeros, que são unidades em que ocorre essa hidrólise. Logo, a necessidade de mitocôndrias em maior quantidades, pois realizamos movimentos a todo momento, mesmo que sem que percebamos, como o movimento involuntário do tecido liso, e do cardíaco.
A matriz óssea é mineralizada, hidroxiapatita, o que confere a dureza, mas o osso é vivo, sofre processo de mineralização/desmineralização na região onde se localiza o osteoclasto, logo as mitocôndrias só são encontradas dentro das células do tecido ósseo, como os osteoblastos, osteoclastos e osteócitos. Os osteócitos ficam aprisionados dentro da matriz óssea e eventualmente morrem. 
Lembre-se da função de cada tecido, o tecido ósseo direciona os movimentos do tecido muscular, pois senão seriamos amebóides.
Perguntas interessantes