A observação das paisagens são feitas por três meios, quais são eles?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1ª etapa
Introdução
O que é a paisagem? A primeira idéia que nos vem à cabeça é que a paisagem é aquilo que enxergamos. Mas, será que enxergamos tudo que está na paisagem? O exercício de observação da paisagem é necessário para que possamos "enxergar" as diversas características de uma paisagem, pensar quais são as relações existentes entre os componentes de uma paisagem, discutir a função desses componentes, etc. Há diversas formas de apreensão e de representação de uma paisagem. Podemos observá-la:
1. De frente: apreensão frontal, horizontal, que normalmente é aquela dos quadros que retratam alguma paisagem.
2. Forma panorâmica: apreensão oblíqua, como por exemplo, pode ser a visão de um observador localizado num nível mais alto àquele da paisagem observada.
3. Vôo de pássaro: apreensão por meio de uma visão vertical, que será a paisagem observada de um avião.
4. Cinética ou cinemática: apreensão da paisagem em movimento, vista da janela de um carro em movimento ou outro meio de transporte que apresente de forma cinemática aquela paisagem.
Tais apreensões da paisagem podem ser representadas em diversas formas. Existem múltiplas formas de representação. Essas são as mediações existentes entre um observador e o objeto observado que chegam até nós. Portanto a paisagem pode ser apreendida diretamente, por meio do olhar do observador, e também por meio de diversas representações. Nós podemos ser observadores da paisagem diretamente ou ser observadores de uma representação da paisagem. São vários os exemplos de representações:
- De Frente: uma aquarela, pintura ou fotografia (visão frontal, horizontal);
- Panorâmica: um bloco diagrama, uma fotografia panorâmica (visão oblíqua);
- Vôo de pássaro: uma fotografia aérea, uma imagem de satélite, um mapa (visão vertical);
- Cinemática: um filme que traga uma paisagem em movimento.
Na primeira aula sugerimos que o professor oriente uma tarefa que é uma representação feita pelo aluno de uma determinada paisagem - que deve ser uma paisagem de conhecimento comum dos alunos - por meio de um mapa mental. Um mapa mental é a representação de lugares conhecidos, direta ou indiretamente, fazendo uso, por exemplo, da memória. Talvez seja adequado ele representar a paisagem do bairro de sua escola, que não necessariamente é o que ele mora. Deve-se destacar que essa representação, mesmo sendo produto da memória, é uma representação da visão vertical (mapa). O mapa mental revelará como a paisagem representada é compreendida e vivida pelo aluno. Do ponto de vista da cartografia, a elaboração de um mapa mental servirá para exercitar as seguintes noções: proporcionalidade entre os objetos representados, isto nos remete a uma noção de escala; orientação e direção nos objetos representados; referência; seleção, quando os alunos selecionam e elegem pontos mais significativos para representar no papel. O mapa mental permitirá observar se o aluno tem a percepção efetiva da paisagem e condições de transpor essa informação para o papel. Este exercício possibilitará uma dupla verificação: quais são os elementos representados da paisagem, indicando o que o aluno enxerga e o que considera mais importante e a capacidade de "mapeador" do aluno.
Explicação:
espero ter te ajudado
RESUMO : Vouo de pássaro,cinética ou cinemática, de frente e forma panorámica.