Pedagogia, perguntado por rosimeryterra, 1 ano atrás

- A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano;

- Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);

- A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);

- Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil;

- A não retenção das crianças na Educação Infantil.



Assinale a alternativa correta em relação à análise da tirinha e do texto das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”:


Escolha uma:
a. A avaliação na Educação Infantil tem caráter classificatório para a organização de classes homogêneas no Ensino Fundamental.
b. Na Educação Infantil a avaliação consiste no registro do processo de desenvolvimento observado, não constituindo um caráter seletivo de comparação ou classificação entre as crianças.
c. Na Educação Infantil a avaliação é um processo de registro sobre o comportamento da criança para posterior exposição às famílias e solicitação de providências quando necessário.
d. A avaliação na Educação Infantil deve descrever os conteúdos apropriados pela criança.

Soluções para a tarefa

Respondido por LouiseSG
6

Olá, tudo bem?


A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica, que englobam a faixa etária de 0 a 5 anos. Ela é normalmente oferecida em creches e pré-escolas, que podem ser estabelecimentos educacionais públicos ou privados.


De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, essas instituições devem criar metodologias para acompanhamento do trabalho educacional e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação.


Dessa forma, a alternativa adequada a essa descrição é a alternativa:

b. Na Educação Infantil a avaliação consiste no registro do processo de desenvolvimento observado, não constituindo um caráter seletivo de comparação ou classificação entre as crianças.

Perguntas interessantes