A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive, na formação de professores. Com esta medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário, diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática”. (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-racial)
O trecho acima foi extraído das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-racial do Brasil. Sobre as iniciativas defendidas nesse documento é incorreto afirmar:
Escolha uma:
a. Trata-se da compensação do eurocentrismo vigente anteriormente no currículo por um afrocentrismo, mostrando as potencialidades do etnocentrismo para a construção de uma sociedade mais democrática.
b. A inclusão da história afro-indígena no currículo básico da educação é fruto do acúmulo de séculos de luta dos povos submetidos ao sistema colonial e sua herança de racismo e etnocentrismo.
c. Nesta perspectiva, cabe às escolas incluir no contexto dos estudos e atividades, que proporciona diariamente, as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e europeia.
d. O Art. 26 a acrescido à Lei 9.394/1996 provoca bem mais do que inclusão de novos conteúdos, exige que se repensem relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas, procedimentos de ensino, condições oferecidas para aprendizagem, objetivos tácitos e explícitos da educação oferecida pelas escolas.
e. O ensino de História Afro-Brasileira abrangerá, entre outros conteúdos, iniciativas e organizações negras, incluindo a história dos quilombos, a começar pelo de Palmares, e de remanescentes de quilombos, que têm contribuído para o desenvolvimento de comunidades, bairros, localidades, municípios, regiões.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
A
Explicação:
O etnocentrismo, definido como: "visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais", é contrário a uma sociedade democrática, pois a democracia considera todos os grupos igualmente importantes.
Perguntas interessantes
Artes,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás