A obra Novum Organum, de Francis Bacon (1561-1626), influenciou toda a produção intelectual do século XVII.
I) Em linhas gerais, Bacon apontava para a possibilidade de se conhecer a natureza através da experiência indutiva, ou seja, por meio de casos particulares seria possível chegar a generalizações e formulação de princípios gerais.
II) Embora esta concepção tenha sofrido alterações ao longo dos séculos, o princípio de partir da observação indutiva não continua mais orientando os modelos de pesquisa na atualidade.
III) O modelo da natureza física regida por leis fixas e imutáveis e sua autonomia em relação ao sujeito que a conhece, estabeleceu-se como explicação científica da realidade e influenciou todas as áreas do conhecimento na Idade Moderna.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Corretas apenas as alternativas II e III;
c. Corretas apenas as alternativas I e II;
d. Corretas apenas as alternativas I e III;
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Francis bacon foi um famoso estudioso da filosofia moderna e tinha como método o indutivo ( observar os fênomenos da natureza e estava disposto sempre a seguir o caminho da razão ). Eu acho que a alternativa correta é letra "D"
Respondido por
0
O livro "Novum Organum", escrito por Francis Bacon, relata sobre os métodos científicos e tenta superar a lógica de Aristóteles (D).
Análise das questões sobre o Novum Organum
I. Verdadeiro. Bacon, ao tentar superar a obra "Organon", diz que o verdadeiro método científico é o indutivo, que parte dos particulares para se chegar ao universal.
II. Falso. O princípio de partir da observação indutiva continua mais orientando os modelos de pesquisa na atualidade.
III. Verdadeiro. O pensamento baconiano influenciou toda a Idade Moderna e deu o que pensar autores como: Hume, Berkeley e Leibniz.
Saiba mais sobre Bacon em: https://brainly.com.br/tarefa/25055220
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás